> Roccana Poesias: Mais Uma Páscoa Com a Turma

*

.
.

"Poesia traz vertigens. Ora cruel, ora leve, ela é desnuda."

.
.

23.3.05

Mais Uma Páscoa Com a Turma

SABE O QUE É PODER FALAR BOBAGEM, FAZER BOBAGEM, BRIGAR, FAZER AS PAZES, FICAR DE CARA FEIA, FICAR FELIZ, FAZER CONFIDÊNCIAS, INCONFIDÊNCIAS, CONTAR TUDO, NÃO CONTAR NADA, FICAR EM SILÊNCIO, TOMAR BANHO DE RIO, VER O SOL NASCER, ANDAR NA CHUVA, NA RUA NA FAZENDA, VIAJAR, VIAJAR NA MAIONESE, TER UMA HISTÓRIA EM COMUM, TER UMA HISTÓRIA INCOMUM... TUDO ISTO E MUITO MAIS? POIS É... ISTO É A NOSSA TURMA! TURMA DE LAVRAS. TURMA DE AMIGOS. TURMA DE LOUCOS, DE IRMÃOS, DESVAIRADOS, EMOCIONADOS, PASSIONAIS, PERMISSIVOS, INTRANSIGENTES, DOCES, BRIGÕES, DIFERENTES E IGUAIS, COM VONTADE DE ABRAÇAR E DE BEIJAR E DE MATAR!!
ISSO SOMOS NÓS. OU FOMOS. E QUEREMOS CONTINUAR SENDO - A DURAS PENAS, COM SACRIFÍCIOS, DESCONTENTAMENTOS, ENCONTROS, DESENCONTROS...
SABE O QUE É NÃO TER QUE EXPLICAR NADA? SABE O QUE É RESPIRAR ALIVIADO? SABE O QUE É ALGUÉM QUE CONHECE TUA HISTÓRIA FAMILIAR, TEU CURRICULUM VITAE, TEUS DEFEITOS E QUALIDADES, TEUS FORAS, TEUS ERROS, TEUS ACERTOS, O PÚBLICO E O PRIVADO, O OFICIAL, O EXTRAOFICIAL, O TEU MELHOR E A TUA MEDIOCRIDADE, TEU MAU HUMOR, TUA EUFORIA, TUA CARA? SABE ALGUÉM QUE TE CONHECE PELA CARA? CHEGA, TE OLHA E SACA TUDO EM UM MILIONÉSIMO DE SEGUNDO E PERGUNTA: O QUE FOI QUE ACONTECEU? O QUE É QUE TU TENS? ALGUÉM QUE TU NÃO TEM VERGONHA DE ABRAÇAR, BEIJAR, DIZER QUE AMA, QUE TÁ COM SAUDADE, QUE É LOUCO, QUE É INSUPORTÁVEL, MUUUUITO CHATO? ALGUÉM QUE, DEPOIS DE PASSAR UM ANO SEM VER, ESTÁ EXATAMENTE IGUAL, SEM TER QUE DAR NENHUMA EXPLICAÇÃO, SEM TER A MENOR CERIMÔNIA? MULTIPLICA TUDO ISSO POR MUITOS AMIGOS, MUITO DIFERENTES, QUE CONVIVEM HÁ MUITOS ANOS, QUE SE PERMITEM FICAR JUNTOS, SEMPRE, APESAR DA DISTÂNCIA GEOGRÁFICA? OU QUE SÃO VIZINHOS E PASSAM ALGUNS MESES SEM SE VISITAR? E QUE CONTINUAM SE QUERENDO BEM, TORCENDO UM PELO OUTRO, EMBORA, ÀS VEZES, QUERENDO TORCER O PESCOÇO UM DO OUTRO?
AMIGOS QUE RESISTEM AS NAMORADAS, AS MULHERES, AOS NAMORADOS, SENTEM CIÚME, IMPLICAM, INFERNIZAM, MALTRATAM JUSTAMENTE AQUELE SER POR QUEM O AMIGO SE TOMOU DE PAIXÕES E DESEJA QUE SE TORNE PARTE DA TURMA?!! ESTE SER, ALVO DE PAIXÕES, TAMBÉM É ALVO DE IMPLICÂNCIAS, MAUS TRATOS, E É TESTADO ATÉ A EXAUSTÃO - NOSSA OU DELES, ATÉ, FINALMENTE, SER "ENGOLIDO", OU SABOREADO, OU SUPORTADO, OU ADOTADO...
JÁ FOMOS TÃO INGÊNUOS, FRÁGEIS, INEXPERIENTES... JÁ NOS AMPARAMOS TANTO UNS NOS OUTROS...JÁ FOMOS TÃO SACANAS, MALICIOSOS, CÚMPLICES...JÁ RIMOS TANTO, CHORAMOS TANTO...JÁ NOS PERDEMOS, JÁ NOS ACHAMOS, NOS ENFRENTAMOS, NOS SUPORTAMOS, NOS ADORAMOS... RIMOS TANTO, TANTO, TANTO... CHORAMOS DE RIR, CHORAMOS DE FELICIDADE, CHORAMOS POR BOBAGENS, CHORAMOS DE TRISTEZA...NOS INDIGNAMOS, SUBVERTEMOS, AGREDIMOS, NOS INTITULAMOS JUÍZES, PERDOAMOS, FOMOS COMPLACENTES... ÀS VEZES FOMOS MUITO DUROS... DISCUTIMOS POLÍTICA, RELIGIÃO, FUTEBOL... CARNAVAL... CANTAMOS, DESAFINAMOS, DANÇAMOS, TOMAMOS TEQUILA, MOSTRAMOS A BUNDA, A CARA, A ALMA, A CORAGEM, O MEDO... TIVEMOS FILHOS, ADOTAMOS OS FILHOS UNS DOS OUTROS, CONTAMOS COISAS INCONTÁVEIS AOS FILHOS UNS DOS OUTROS... ENVELHECEMOS SEM DEIXAR DE SER CRIANÇAS INCORRIGÍVEIS E MAL EDUCADAS... ENGORDAMOS, FICAMOS GRISALHOS... AS PRIMEIRAS RUGAS E BARRIGAS, AS CARECAS, OS QUILOS A MAIS FORAM DENUNCIADOS AOS GRITOS, SEM DÓ NEM PIEDADE... MAS CONTINUAMOS NOS ACHANDO LINDOS, IRRESISTÍVEIS, CHARMOSOS E COMEMORAMOS, JUNTOS, NOSSOS QUARENTA ANOS, CERTOS DE QUE A VIDA ESTAVA APENAS COMEÇANDO!!! EM ALTO ESTILO, CLARO!! PASSAMOS FÉRIAS JUNTOS, DORMIMOS NA MESMA REDE, BEBEMOS NO MESMO COPO, SENTAMOS NO COLO UM DO OUTRO, SEM HORA PRÁ ABRAÇAR, BEIJAR E XINGAR!!! SENTAMOS NA AREIA, OLHAMOS O MAR, VIAJAMOS DE ÔNIBUS, ESTRADA FORA, HORAS SEM DORMIR, FALANDO BOBAGEM, VENDO A PAISAGEM ATRAVÉS DAS JANELAS...FOMOS AOS CASAMENTOS UNS DOS OUTROS, AO HOSPITAL QDO ALGUÉM ADOECIA... ACARICIAMOS AS BARRIGAS GRÁVIDAS DE NOSSOS FILHOS, FOMOS A FORMATURAS, BATIZADOS, COMEMORAÇÕES... SUPORTAMOS AS PERDAS DE PESSOAS QUERIDAS... ACOMPANHAMOS A VIDA DE CADA UM... APRENDEMOS A NOS AMAR E A NOS VER, NOS OLHOS UM DO OUTRO...
TUDO COMEÇOU NUMA ÉPOCA (ANOS 70) E NUMA CIDADE COMO LAVRAS, ONDE CHOCAMOS AS PESSOAS, MUITAS VEZES ( NAQUELA ÉPOCA NÃO ERA COMUM RAPAZES E MOÇAS SEREM AMIGOS INSEPARÁVEIS, ANDAREM SEMPRE JUNTOS, ABRAÇADOS, MÃOS DADAS, MISTURADOS, A QUALQUER HORA...). MAS TÍNHAMOS PAIS ESPECIAIS, QUE ACEITAVAM A NOSSA CONVIVÊNCIA E SE DIVERTIAM COM NOSSAS MALUQUICES... INSPIRAMOS OUTRAS TURMAS A SE FORMAR... NOS TORNAMOS MÉDICOS, ADVOGADOS, BANCÁRIOS, AGRÔNOMOS, PUBLICITÁRIOS, FAZENDEIROS, EMPRESÁRIOS, DONAS DE CASA, PROFESSORES, VEREADORES (OPS), MAS CONTINUAMOS BOBOS, ENGRAÇADOS, PALHAÇOS, FAZEMOS FIASCO, PAGAMOS MICO, DAMOS COMÍCIOS, FAZEMOS LUAUS, CANTAMOS NA PRAÇA, BRINCAMOS DE RODA, SONHAMOS ACORDADOS, TEIMAMOS EM NÃO ENVELHECER... TROCAMOS E-MAILS, TROCAMOS CORRESPONDÊNCIAS, TROCAMOS TELEFONEMAS, TROCAMOS FARPAS... TEMOS UM SENSO DE HUMOR ESQUISITO, ATRAVESSADO, INCONVENIENTE, SÁDICO... TEMOS CRÍTICA, AUTOCRÍTICA, NENHUM SENSO DE RIDÍCULO, FAZEMOS QUESTÃO DE CHAMAR ATENÇÃO, FALAR ALTO, (FALAMOS TODOS AO MESMO TEMPO), COMER COM A MÃO, FALAR DE BOCA CHEIA, COM OS COTOVELOS EM CIMA DA MESA...SABEMOS TAMBÉM SER GENTIS, CHARMOSOS, SEDUTORES... COZINHAMOS UNS PROS OUTROS, TROCAMOS AFAGOS, CARINHOS, MAS SOMOS INCOERENTES E NOS SABOTAMOS! SABEMOS O PONTO FRACO DE CADA UM, É ATÉ COVARDIA!!!! TUDO ISSO, APESAR DE - OU POR CAUSA DE - CADA UM TER PERSONALIDADE FORTE, ESTILO PESSOAL, JEITO PARTICULAR DE VER AS COISAS.
SOMOS MUITO DIFERENTES NO PENSAR E NO AGIR E NOS GOSTAMOS TANTO!!! NOS QUESTIONAMOS, LEMBRAMOS COISAS, NOS DIVERTIMOS, MAS, ACIMA DE TUDO, SABEMOS CELEBRAR, VALORIZAR, COMEMORAR NOSSA AMIZADE, EM CADA OPORTUNIDADE, CADA ABRAÇO, CADA PILEQUE, CADA DESABAFO, CADA ENCONTRO!!!! ACHO QUE AS NOSSAS ALMAS SE ENTENDEM, NOSSA AMIZADE ESTÁ ACIMA DO BEM E DO MAL, É PRÁ O QUE DER E VIER, É PRÁ O TEMPO FORTALECER!!!!  NUNCA TIVEMOS DIFICULDADES EM DIVIDIR DESPESAS, NUNCA NOS ENVOLVEMOS EM FOFOCAS, NUNCA FALAMOS COM MALDADE UM DO OUTRO!! AS COISAS SEMPRE FORAM ABERTAS, ESCLARECIDAS, RESOLVIDAS... SE TEVE ALGUMA DESSAS SITUAÇÕES É PORQUE UMA DAS PARTES DEFINITIVAMENTE NÃO ERA REALMENTE DA TURMA!!! CLARO QUE FALAMOS MAL UM DO OUTRO!! MAS NÃO COM MALDADE. SERÁ QUE ALGUÉM QUE NÃO É DA TURMA CONSEGUE ENTENDER ESTA SUTIL DIFERENÇA??!!!!!!!! E TEM MAIS: SÓ NÓS PODEMOS FALAR MAL DE NÓS MESMOS!! NINGUÉM MAIS SE ATREVA!!! COSTUMAMOS BRINCAR QUE VAMOS ACABAR TOMANDO SOPA, NOS QUEIXANDO DE ARTRITES E REUMATISMO, CADUCANDO E TROCANDO BENGALADAS!! PASSAREMOS FÉRIAS JUNTOS EM ESTAÇÕES TERMAIS, ENLOUQUECENDO OS DEMAIS HÓSPEDES!!!!!!!!!! ESTAMOS NA ADOLESCÊNCIA DA 3ª IDADE, ESTAMOS NA ENVELHECÊNCIA, E ESTAMOS UNS GATOS, MELHORES DO QUE NUNCA!!!!!!!!! É DIFÍCIL DESCREVER NOSSO RELACIONAMENTO, NOSSOS CÓDIGOS, NOSSO SENSO DE HUMOR, NOSSA SENSIBILIDADE, NOSSO JEITO DE ENCARAR AS COISAS... NOSSA FALTA DE LIMITES QUANDO NOS REUNIMOS VEM DA CERTEZA DO AMOR QUE TEMOS UM PELO OUTRO E DA CONSCIÊNCIA DO QUANTO NOS CONHECEMOS UM AO OUTRO!!! QUEM TEM ESTA CERTEZA NA VIDA (DE TER AMIGOS QUE NOS CONHECEM PROFUNDAMENTE - COM TODOS OS NOSSOS DEFEITOS E NOS AMAM PROFUNDAMENTE - APESAR DE TODOS OS NOSSOS DEFEITOS) TEM O CORAÇÃO APAZIGUADO...QUE MAIS SE PODE QUERER? CLARO QUE TIVEMOS DIFICULDADES, FASES, PROBLEMAS...TIVEMOS QUE NOS READAPTAR, REFAZER ALGUMAS COISAS, DESCOBRIR NOVOS CAMINHOS, CRIAR NOVAS FÓRMULAS ... AFINAL, SOMOS MUTANTES, METAMORFOSES AMBULANTES...MAS A "ESSÊNCIA" CONTINUA INTOCADA, PRESERVADA, REVERENCIADA... É BOM DEMAIS LEMBRAR DA NOSSA TURMA... CONSTATO MAIS UMA VEZ COMO GOSTO DE CADA UM DESSES MALUCOS MARAVILHOSOS... SAUDADES ENORMES DE CADA UM... SAUDADES DE LAVRAS, SAUDADE DE MIM... PORQUE ESTA TURMA É O ESPELHO ONDE VEJO REFLETIDA A MINHA VIDA INTEIRA... ESPELHO GENEROSO ONDE VISLUMBRO SORRISOS, OLHARES, FÉRIAS, CHEGADAS, NOVIDADES, HISTÓRIAS PRÁ CONTAR, CHEIROS, SABORES, DESCOBERTAS, SENTIMENTOS, CONFIDÊNCIAS, ABRAÇOS APERTADOS...
PASSA UM FILME NA MINHA CABEÇA, E NESTE FILME ME RECUSO A VER TRISTEZAS, DESPEDIDAS, RUPTURAS, DECEPÇÕES E, PRINCIPALMENTE, O TAL DO "THE END"!!!!!!!!

4 comentários:

Elenara Castro Teixeira disse...

Ana Mimosa!

O que dizer depois do que li em "Mais Uma Páscoa Com a Turma", que já não tenhas dito com tamanha maestria e sensibilidade!

O que dizer depois de tudo isso, se com arte e sedução, fostes capaz de tornar tão real as tuas lembranças, que em um dado momento, me senti como parte integrante delas.

Reverenciei com saudades, também as minhas, e como num processo encantamento, me senti ungida para essa comunidade e numa comunhão de sentimentos, comunguei votos tão reais, tão sinceros, tão vicerais, tão leais e verdadeiros.

O que dizer depois de tudo isso, senão que és um anjo protetor de todos eles,
da memória e da alegria,
da amizade e dos cuidados,
da liderança e do comando,
da maturidade e da inocência serelepe que todos, de uma maneira ou outra, procuram manter como tônico de amor à vida e aos amigos.

O que dizer depois de tudo isso, senão que és na minha vida o meu anjo torto, adotado virtualmente e que com certeza, já faz parte dos meus achados e dos meus guardados.

Se um dia retocarmos em nossas lembranças, com certeza nós estaremos lá para pintarmos
juntas,uma mesma saudade!

Adorei esse texto!

Elenara Castro Teixeira
elenarat@hotmail.com
Santa Maria 24/09/2005

PS/Estou corrigindo a cicatriz por ter deletado esse comentário.

Rosa disse...

Ana bacana

Nem sei quantas vezes já li esse texto e cada vez que leio me emociono. Imagino a felicidade que deve ser cada encontro...isso não é pra qualquer um!!!! Bjo pra todos.

Guti disse...

Ana eu fui ver a tua recomendação no teu blog, e cabei lendo este texto "louco de especial".
Eu me incluo e também me vejo ali.
Agora só posso te dizer uma coisa:
- Eu sou que nem o "Tim Maia", digo que vou aos encontros da turma e acabo...não indo, ou que nem aquele jogador de futebol: "Fiz que fui mas não fui..."
Bjs.
Guti

Silvia disse...

Escolhi este texto pra comentar no seu blog, Ana. Adorei!! Dá bem o clima dessa amizade, desse encontro. Parabéns, vc é muito talentosa! Escreve muito bem!!! bjs